19/10/2008

Expansão do Metro absorve um quarto do investimento em Lisboa

A expansão da rede de metropolitano absorve um quarto do investimento público para o distrito de Lisboa, de acordo com o Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC).
Os 400 milhões de euros inscritos no PIDDAC para os 16 concelhos do distrito de Lisboa são maioritariamente distribuídos por cinco municípios: Lisboa (284 milhões), Mafra (11 milhões), Amadora (9 milhões), Loures (sete milhões) e Odivelas (quatro milhões).
No concelho de Lisboa, a ligação do metropolitano entre a Alameda/São Sebastião, com 47 milhões, e o prolongamento da linha vermelha até ao aeroporto, com 56 milhões, absorvem a maior fatia dos investimentos, mais de metade dos quais financiados com fundos comunitários.
O Porto de Lisboa conta também com uma dotação significativa: vão ser investidos 6,3 milhões de euros no alargamento do terminal de contentores de Alcântara (Fase 1) e dez milhões de euros na reabilitação e reforço do cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco. Para a aquisição do terminal fluvial do Cais do Sodré estão previstos um milhão de euros.
A ampliação das instalações da directoria nacional da Polícia Judiciária é outro dos projectos que implica verbas avultadas, contando com 25 milhões de euros do PIDDAC. Para a promoção da competitividade, uma medida inserida no programa de desenvolvimento agrícola, rural e ambiental, estão destinados 32 milhões de euros, 24 dos quais provenientes de financiamento comunitários.
O programa de bolsas de estudo para o ensino superior vai ser reforçado com 10 milhões de euros. As medidas de apoio à modernização e investimento empresarial vão receber 5,5 milhões de euros através do Prime, mais 1,3 milhões através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Mafra é o segundo concelho do distrito de Lisboa com maiores despesas de investimento, atingindo os 11 milhões de euros. A verba vai ser quase integralmente aplicada na segunda fase do Porto da Ericeira, a desenvolver entre 2009 e 2010 e que vai custar dez milhões de e euros.

Ver Lusa doc. nº 8899938, 16/10/2008 - 15:57

Sem comentários: