05/11/2008

Ecocondução poupa (q. b.) nos consumos de combustível

Numa altura em que a crise pede que se poupe em tudo, a condução ecológica é uma boa opção se quiser diminuir os gastos com combustível, potenciando a rentibilização do seu veículo e reduzindo também as emissões de dióxido de carbono.
A ecocondução tem como objectivo promover a adopção de hábitos de condução mais eficientes e seguros com vista à redução do consumo de combustível e emissão de poluentes e gases com efeito de estufa, promovendo uma maior segurança rodoviária. O sector dos transportes (ligeiros e pesados) é actualmente um dos maiores responsáveis pelos elevados consumos energéticos e emissões de poluentes em Portugal, contribuindo com cerca de 36% do consumo total de energia final e cerca de 25% das emissões nacionais de gases com efeito de estufa.
Daí o projecto Ecocondução Portugal, uma iniciativa que reúne a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a BP, a Brisa e a Michelin, além do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente (DTEA) do Instituto Superior Técnico.
Este projecto tem por objectivo a formação para uma ecocondução mais perfeita, a fim de permitir aumentar os conhecimentos do condutor, o que permite, segundo os estes, “uma pequena diminuição na velocidade (com) uma diferença de dezenas de euros nos gastos em combustível”.
Para o professor do DTEA, responsável pelo acompanhamento científico do projecto, “a forma de rentabilizar a condução tem muito a ver com a forma como se conduz e se faz a manutenção do veículo. Conduzir ecologicamente pode diminuir o consumo entre 20 e 30%, principalmente se anteciparmos a condução”. Um maior tempo de reacção evita travagens e acelerações desnecessárias, que são responsáveis pelos picos de consumo dos veículos.
A implementação de hábitos ecológicos de condução em Portugal não é fácil devido à forma como se conduz. “É um desafio, porque há tipos de condução distintos. Nos outros países em que foi implementado, as populações conduzem de forma mais homogénea” 1.
Mas a melhor forma para conseguir que as viagens diárias sejam de facto mais ecológicas e saiam mais baratas, reduzindo custos e sendo menos poluidoras, será, em alternativa, deixar diariamente o carro em casa e, ou utilizar meios de mobilidade suave ou andar de transportes públicos!

Sem comentários: