28/11/2008

Parque Urbano do Rio Seco e Pistas cicláveis

O Plano de Actividades e Orçamento para 2009 da CML contempla cinco projectos escolhidos pelos munícipes no âmbito do Orçamento Participativo, num investimento de 5,1 milhões de euros. Naquele que foi o primeiro ano da iniciativa, houve 1101 pessoas a votar, número diminuto para o qual a autarquia acredita que contribuíram os prazos curtos para a apresentação e votação de propostas e o facto de o processo se ter restringido à Internet.
Entre os 1101 munícipes que participaram na última fase do Orçamento Participativo houve seguramente muitos utilizadores de bicicletas.
É que a construção de sete pistas cicláveis na cidade, avaliada em cerca de 2,7 milhões de euros, foi a proposta mais votada, conquistando os votos de 243 munícipes. O projecto, com um prazo de execução de um ano, inclui pistas em diversas zonas de Lisboa, incluindo Campo Grande, Avenida Calouste Gulbenkian, Belém, Chelas e Parque das Nações.
Entre as cinco propostas mais votadas há outra de que estes poderão usufruir: o rebaixamento de passeios em vários locais da cidade para melhorar a acessibilidade dos veículos de duas rodas. Este projecto custa 500 mil euros e será concretizado ao longo de 2009.
Também significativa foi a participação de moradores da freguesia da Ajuda que, com 125 votos, conseguiram garantir a concretização da segunda fase do Parque Urbano do Rio Seco. O projecto representa um investimento de 600 mil euros e contempla a construção de “uma zona verde de enquadramento paisagístico do geomonumento” formado pela escarpa rochosa da Rua Eduardo Bairrada e “a recuperação da gruta para a constituição de núcleo arqueológico”.
O Plano de Actividades e Orçamento para 2009 da CML inclui ainda a criação de um espaço verde e de um parque infantil na Quinta dos Barros, na freguesia do Campo Grande, obra que vai custar 350 mil euros e levará dois anos a estar concluída 1.
Recorda-se que sobre os dois primeiros pontos - Rio Seco e Pistas cicláveis - há muito que “Os Verdes” haviam tomado posição.
Na sequência de uma visita do Grupo Municipal de “Os Verdes” a Rio Seco 2, o PEV apresentou uma Recomendação - que seria aprovada por Unanimidade - ao executivo camarário para que desse seguimento à concretização do projecto de Parque Urbano do Rio Seco, concretizando as suas 2ª e 3ª fases, providenciasse para que os edifícios do pavilhão desportivo coberto e do núcleo museológico fossem construídos, e que a CML incluísse o Rio Seco na rede museológica dos geomonumentos de Lisboa 3.
Quanto às pistas cicláveis são por demais reconhecidas as posições de “Os Verdes” na sua defesa 4.

1. Ver http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20081127%26page%3D21%26c%3DA
2. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=86&Itemid=37
3. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=49&Itemid=36
4. Ver, por ex., http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/09/os-verdes-promovem-utilizao-de.html ou a ‘etiqueta’ “Pistas cicláveis” neste blogue em http://osverdesemlisboa.blogspot.com/search/label/Pistas%20cicl%C3%A1veis

Sem comentários: