04/01/2009

Gestão ambiental ameaçada por privatizações

Ao longo dos anos, “o ambiente e a energia têm vivido anos de enorme mutação, pelo que se torna difícil eleger um só acontecimento que possa explicar a enorme onda verde que está a percorrer a nossa sociedade”.
Pelo seu simbolismo, e a escolher-se um só acontecimento, a entrada em vigor do Protocolo de Quioto no dia 16 de Fevereiro de 2005 foi uma data marcante para a consciencialização ambiental das populações, mas que fez também despertar o sector empresarial para um novo tipo de negócio.
Daí que os proveitos destes sectores ambientais tenham começado a ser muito cobiçados pelas empresas privadas 1.
A conclusão do plano de encerramento das lixeiras é, de resto, um dos desejos de uma administradora de empresa, que gostaria de assistir à privatização do sector dos resíduos em alta.
No mesmo sentido, o presidente da Mota-Engil Ambiente & Serviços, faz votos para que se assista ao “crescimento de um verdadeiro ‘cluster’ da indústria e serviços na área do ambiente em Portugal, através do reforço do papel das entidades privadas nesta indústria, em parceria e na prossecução dos objectivos públicos para o sector”.
Outro administrador de uma terceira empresa desejaria tomar conhecimento de que o Estado português “deixou de concorrer com o sector privado no mercado de gestão e tratamento de resíduos, passando a ter uma intervenção reguladora” 2.
Para as empresas das áreas da água e do saneamento básico os desejos são similares. No sector da energia, a ênfase é colocada nas renováveis. As empresas ligadas à energia das ondas também não lhe ficam atrás. Os recentes avanços para a privatização de parte dos serviços camarários de limpeza urbana, em Lisboa e no Porto, são por demais conhecidos, tendo levado os trabalhadores municipais a greves no sector.
E ainda há vereações camarárias que assobiam para o lado, procurando enterrar a cabeça na areia.

1. Ver
http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/12/o-verde-gerido-como-negcio.html
2. Ver www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7466

Sem comentários: