24/01/2009

A hora legal regressou ao relógio do Cais do Sodré

A partir de agora não há margem para erro - a Administração do Porto de Lisboa anunciou na 4ª fª que o relógio do Cais do Sodré está acertado pela hora legal portuguesa. O mecanismo veio da Suíça e permite a sincronização do tempo com o Observatório Astronómico da Tapada da Ajuda. Esta sincronização do tempo será feita via Internet.
Quem passar pelo Cais do Sodré pode acertar o relógio pela hora legal portuguesa. A precisão vai até à fracção de segundo e, mesmo que haja uma falha de energia, a APL garante que o mecanismo acerta a hora automaticamente.
Foi necessário esperar quase um ano para encontrar uma solução que permitisse ao relógio do Cais do Sodré aceder à hora legal. O novo equipamento, vindo da Suíça, foi montado em finais de Novembro e vai permitir o ajuste da hora através dos servidores do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
“A solução técnica passou por colocar um computador junto ao relógio com ligação directa ao site do observatório da tapada da Ajuda”, explicou um dos técnicos responsável pela instalação do mecanismo.
Ao OAL cabe a tarefa de transmitir em permanência a hora exacta e garantir que essa informação chega ao destino. O resto fica por conta da Administração do Porto de Lisboa. “Não controlamos se os dados transmitidos são depois ajustados aos ponteiros do relógio”, esclareceu o director do Observatório Astronómico de Lisboa.
O certo é que a hora legal portuguesa voltou ao relógio do Cais do Sodré e quem tiver paciência para esperar pelo movimento dos ponteiros poderá ter a certeza que a “transição de um minuto para o outro acontece no momento certo”, assegura o astrofísico do OAL.
O primeiro relógio da hora legal chegou ao Cais do Sodré em 1914, mas foi substituído em 2001 por outro aparelho de tecnologia digital. Desde essa data que o mecanismo original passou a estar exposto na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, em Alcântara, junto aos frescos de Almada Negreiros 1.
Recorda-se que o Grupo Municipal de “Os Verdes” chegou a apresentar na AML uma Recomendação para a reposição deste relógio 2.

1. Ver
http://dn.sapo.pt/2009/01/22/cidades/a_hora_legal_regressou_relogio_cais_.html
2. Ver http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/12/hora-do-digital.html

Sem comentários: