21/02/2009

Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Almada é uma das três cidades europeias finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2009, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia.
O município foi distinguido entre centenas de cidades da Europa que participaram, em 2008, na Semana Europeia da Mobilidade (SEM), realizada entre 16 e 22 de Setembro, naquela que é a maior campanha de sensibilização para a mobilidade sustentável a decorrer a nível mundial.
De um conjunto de cidades, foram nomeadas dez pelo seu esforço na promoção da mobilidade urbana sustentável e pela qualidade na dinamização da SEM 2008. Almada foi uma das dez escolhidas, sendo a única cidade portuguesa a receber a distinção. Dessa lista, apenas três municípios chegaram a finalistas: Almada, que figura ao lado de duas capitais europeias, Budapeste (Hungria) e Zagreb (Croácia).
O tema da SEM 2008 foi “Ar Puro para Todos”. No concelho de Almada tiveram lugar várias actividades, com particular incidência na Caparica, que recebeu, a 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros.
Entre os projectos que mereceram o aplauso do júri, estão a conversão de uma área com cerca de 16 mil m2 no centro de Almada para zona pedonal, a apresentação de novas viaturas eléctricas, que agora equipam a frota municipal, e o lançamento de uma campanha de monitorização da qualidade do ar, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa.
A cidade vencedora será oficialmente anunciada no próximo dia 23 de Fevereiro, em Bruxelas, numa cerimónia que contará com a presença de representantes da Câmara Municipal de Almada.

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7677

Sem comentários: