26/03/2009

Água, um bem público

As negociações entre a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) e a CML para que o saneamento passe para o universo do Grupo Águas de Portugal (AdP) continuam sem fim à vista.
O impasse dura há mais de um ano e, de acordo com fonte da EPAL, “não há previsão” para a data em que a operação pode ficar decidida. Com a proximidade das eleições autárquicas, o assunto corre o risco de continuar a ser adiado.
A eventual transferência do saneamento para a EPAL baseia-se na necessidade de efectuar uma “gestão integrada do ciclo urbano da água e dar cumprimento às linhas de orientação definidas no PEAASAR 2007-2013 [Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais]”, esclarece a mesma fonte.
Diz-se que esta integração do saneamento na actividade da empresa detida pela AdP permitiria um “ganho de eficiência e de qualidade de serviço” prestado, garante fonte da EPAL 1.
Teme-se que, cedo ou (demasiado) tarde, tal possa vir a representar um passo irreversível para a privatização da água, sendo sabido que os “portugueses contra a privatização da água” 2.

1. Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7814
2. Ver http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2009/03/portugueses-contra-privatizacao-da-agua.html

Sem comentários: