14/03/2009

Concorrer no âmbito da CDU garante mais representatividade a “Os Verdes”

O dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes” José Luís Ferreira disse na 6ª fª que o PEV vai concorrer às eleições com o PCP e a ID enquanto entender que assim garante maior representatividade, quer no Parlamento, quer nas autarquias.
A “valorização do papel da CDU” enquanto parceiro de coligação eleitoral nas próximas autárquicas e legislativas é uma das linhas de orientação da moção global proposta pela direcção, intitulada ‘Uma estratégia política para construir a mudança’, discutida na XI Convenção do PEV, na Casa do Artista, em Lisboa.
“Admito que um dia concorramos em listas próprias, essa é uma decisão que compete aos órgãos do partido. Por enquanto entendemos que [a CDU] nos garante uma representatividade que não teríamos” se “Os Verdes” concorressem sozinhos.
O dirigente ecologista acrescentou que, na avaliação que faz, “as leis eleitorais são feitas para os grandes partidos e não para os pequenos”. Por isso, disse, se o PEV concorresse sem ser no quadro da CDU, por exemplo nas legislativas, poderia “eleger um deputado”. “Nós temos dois deputados eleitos no quadro da CDU, seria impossível eleger dois deputados fora da coligação”, afirmou.
O dirigente sublinhou no entanto que a garantia de maior representatividade eleitoral não é a única razão para valorizar a coligação com o PCP e com a Associação Intervenção Democrática: “A CDU tem um património próprio ideológico de convergência de esquerda que é assinalável”.
Fundado em 1982, o PEV concorreu sempre em coligação com o PCP/ID, facto que já foi apontado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, num dos debates quinzenais na Assembleia da República. “Não podemos ceder a pressões dos nossos adversários políticos”, frisou José Luís Ferreira na intervenção de abertura da XI Convenção.
Para além da estratégia eleitoral para as europeias, legislativas e autárquicas, o PEV aprovará as prioridades do partido para os próximos três anos e organizará uma campanha de rua destinada a valorizar o consumo local, apresentando iniciativas legislativas com o mesmo objectivo.
“Incentivar o consumo local é fundamental não só para fomentar as economias locais mas também porque assim se reduz a emissão de gases poluentes”, uma vez que se diminui o transporte de longo curso de mercadorias.
A redução da dependência energética do exterior e a aposta no consumo de energias alternativas é outra prioridade do PEV, pois, no actual contexto, a “valorização do papel determinante do Estado enquanto prestador de serviços públicos”, ou seja, outra das linhas principais da intervenção ecologista.
O Partido Ecologista "Os Verdes" tem um direcção colectiva, nunca tendo existido no partido um cargo unipessoal de liderança.

Ver Lusa doc. nº 9428174, 12/03/2009 - 17:53

Sem comentários: