23/03/2009

Intervenção da Ecolojovem-«Os Verdes» na apresentação da Juventude CDU 2009

A Ecolojovem – “Os Verdes” integra a Juventude CDU por acreditar que há, neste espaço, uma confluência, uma conjugação de entendimento e de esforços. Esforços esses que são fundamentais para uma mudança necessária.
Perante a situação do país, da Europa e do mundo, a CDU afirma-se, cada vez mais, como a única força política alternativa em que a juventude tem voz e lugar para debater, em que os jovens têm um espaço onde podem propor e concretizar as suas ideias e aspirações.
Os jovens não são elementos passivos e meros espectadores do que se passa à sua volta, por isso, a CDU tem integrado nas suas listas vários candidatos jovens, de modo a poder dar voz à juventude, a uma juventude que se interessa e se preocupa.
A uma juventude que não encara a situação actual como uma inevitabilidade, mas sim como uma situação que pode e deve ser alterada.
Esta é a Juventude CDU, onde a JCP, a Ecolojovem – “Os Verdes” e milhares de jovens se revêem, e onde as eleições europeias, as legislativas e as autárquicas assumirão um papel importante e decisivo, onde os jovens poderão participar e contribuir para fortalecer este projecto.
Os jovens ecologistas trabalham e lutam por uma sociedade ecológica, equilibrada, sustentável e justa onde é possível concretizar os direitos e as aspirações juvenis.
Por isso mesmo, reconhecemos no Partido Ecologista “Os Verdes” a força onde está presente esta preocupação e onde, nos mais diversos níveis, local, nacional e europeu, se propõe o que se considera ser o mais correcto e justo, e se denuncia e contraria o que não serve a população e a juventude.
A Ecolojovem – “Os Verdes” comemorou, no passado mês de Fevereiro, 20 anos e, por acreditarmos que o reforço do projecto ecologista passa, fundamentalmente, pela participação e intervenção dos jovens, por termos consciência de que estamos a atravessar uma fase complicada, especialmente para os jovens, e por termos noção de que este será um ano delicado e exigente, devido aos três actos eleitorais, fizemos questão de transformar o vigésimo aniversário da Ecolojovem numa ocasião de afirmação, em que encaramos as dificuldades e obstáculos com estímulo e determinação para agir e intervir.
Foi a comemoração de vinte anos de acção em defesa dos direitos dos jovens, por um mundo mais justo e ecologicamente sustentável, e uma oportunidade para fortalecer e intensificar o nosso papel junto dos jovens e da sociedade em geral, neste período de grandes dificuldades e contrariedades.
Também no passado fim-de-semana teve lugar a 11ª Convenção do Partido Ecologista “Os Verdes”, ocasião que serviu igualmente para reforçar e alargar o espaço da juventude dentro dos Verdes.
Numa sociedade em que a transformação passa pela participação e intervenção dos jovens, a Juventude CDU tem soluções e propostas possíveis de cumprir e concretizar, apresentando-se com a preocupação, a dedicação e as medidas adequadas e procurando a resolução de problemas que afectam a qualidade de vida dos jovens.
Nas mais diversas áreas, rumo a um desenvolvimento sustentável, no ambiente, no emprego, na habitação, no ensino e na saúde, nos transportes e na mobilidade, no associativismo e na cultura, a CDU tem alternativas, tem soluções e propostas.
A acção de “Os Verdes” e da Ecolojovem na CDU continuará a caracterizar-se pela dedicação, pelo empenho e pelo compromisso em defesa de autarquias e de um país mais justo e mais próximo de todos nós, de uma Europa construída com europeus e para os europeus e não nas suas costas e contra a sua vontade.
Porque queremos um país com reais políticas de juventude adequadas aos jovens, tanto a nível local como nacional, porque queremos uma Europa mais democrática e mais justa.
Este será, certamente, o primeiro de muitos passos que reafirmarão e reforçarão o nosso empenho e a nossa vontade de concretizar, cada vez com mais força e ânimo, este compromisso que nos une no projecto CDU.
A Ecolojovem – “Os Verdes” reafirma-se empenhada nesta batalha eleitoral e na Juventude CDU como a verdadeira alternativa de esquerda para a mudança necessária.

Sem comentários: