12/03/2009

Novos meios para limpeza da capital


O Plano de Intervenção 2009 ‘Lisboa Limpa’ da CML indica que vai envolver um investimento de 8 milhões de euros. O Plano abrangerá 4 áreas de intervenção: as zonas históricas, a expansão da recolha selectiva porta-a-porta para novas áreas, novos equipamentos e reforço de recursos humanos e acções de sensibilização para a população.
O município pondera vir a alargar a recolha selectiva às zonas envolventes dos Estádios da Luz e de Alvalade, Freguesia de Nª Srª de Fátima e Quinta do Lambert, abrangendo um total de cerca de 16 mil fogos.
Para tal, o município vai adquirir 75 viaturas novas viaturas: 9 varredoras e 2 lavadoras, 8 kits de novas escovas, 19 viaturas de caixa aberta, 5 viaturas de remoção, 20 viaturas movidas a gás natural (10 já adquiridas), 10 viaturas a diesel e 10 de tracção eléctrica, mais silenciosas e menos poluentes.
Por outro lado, a montagem de gruas em 7 viaturas de compressão, adaptadas à recolha de ecopontos vai permitir aumentar a compressão dos resíduos, tornando o processo mais eficiente. A autarquia ficará assim com um total de cerca de 400 viaturas.
Entretanto, a autarquia afirma que terá já criado mais 45 postos de trabalho no quadro de cantoneiros 1.
Esta tinha sido, exactamente, uma recente recomendação do Grupo Municipal de “Os Verdes”, para que a CML reforçasse os quadros de pessoal da Divisão de Higiene Urbana, “com os indispensáveis recursos materiais e humanos”, a fim de permitir “o bom desempenho das tarefas de limpeza dos espaços públicos” 2.

Sem comentários: