01/03/2009

Plantas que purificam a qualidade do ar de sua casa

Sabia que as plantas podem ajudar na sua saúde, filtrando as partículas perigosas que flutuam no ar?
Apesar do desconhecimento geral, já há muito que se sabe que as plantas funcionam como filtros de ar, sendo bastantes úteis para tornar o ambiente dentro de casa mais saudável e absorver a poluição.
Existem inúmeras substâncias químicas dentro de casa libertadas pelas carpetes, pinturas, móveis, aparelhos de entretenimento. Os nossos organismos estão expostos diariamente a micro poluentes, uma vez que, em média, 90% do ar que respiramos provem de espaços fechados. Por isso, é conveniente arejar a sua casa, ou local de trabalho, pelo menos dez minutos por dia.
Por isso, a introdução de plantas nesses espaços vai ajudar a melhorar a qualidade do ar (e pode ser uma boa ajuda no Inverno, quando o tempo não permite o arejamento dos edifícios). Mas antes de começar a comprar plantas para tornar mais saudável o ambiente da sua casa, convém ver quais as que se adequam ao seu espaço.
Por exemplo, se for fumador, uma dracena ou um clorofito são as opções certas. Caso seja um coleccionador de arte e tenha muitos quadros na sua casa, o conselho passa por decorá-la com gerberas ou crisântemos. Se por outro lado for um maníaco pelas limpezas, os antúrios vão ajudar a manter o ar livre dos químicos dos detergentes.
Mas não precisa de transformar a sua casa numa selva. Normalmente chega colocar uma por cada dez metros quadrados. Além disso, o excesso de plantas pode ter o efeito contrário ao pretendido, devido ao excesso de humidade.
Por último, trate bem delas. Plante-as numa boa terra e espere uma semana para elas se adaptarem ao ambiente, altura em que começam a ‘despoluir’. Depois é fazer a manutenção e limpar a planta para o filtro natural não ‘entupir’.

Ver
http://dn.sapo.pt/2009/03/01/sociedade/plantas_melhoram_a_qualidade_ar_sua_.html

Sem comentários: