03/04/2009

Se vai casar faça-o de maneira ecológica

Sendo o casamento um dos momentos mais importantes da vida para muita gente, porque não aproveitar e fazê-lo respeitando o ambiente? A ideia tem ganho cada vez mais adeptos por todo o mundo e até já há empresas especializadas apenas neste tipo de eventos. Servir comida biológica, poupar nos automóveis e oferecer árvores como lembrança são algumas ideias.
Um 'catering' orgânico pode ser uma boa solução: se feito com produtos amigos do ambiente é mais saudável. Não tem de ser necessariamente vegan ou vegetariano. Opte por produtos orgânicos que irão certamente agradar a todos. Desta maneira sabe que os ingredientes não foram tratados com pesticidas ou fertilizantes sintéticos que poluem a água e que são da época.
Para identificar os lugares onde cada pessoa se vai sentar evite os cartões. Que tal escrever os nomes em peças de fruta? Ou até bordá-los em tecido para ficarem como recordação?
Para fazer o bolo de noiva, peça ao pasteleiro para usar ingredientes biológicos. Quando servir o café certifique-se que este provém de uma marca que pratique o Comércio Justo.
E que tal comemorar o momento plantando uma árvore? Peça autorização ao local onde se vai realizar o copo-de-água e junte toda a gente nesse momento. Pode ainda expandir esta ideia, dando como lembrança do casamento uma árvore ainda pequena para que as pessoas a possam plantar nas suas casas ou em terrenos circundantes.

Para a lua-de-mel escolha algo diferente e saudável, como por exemplo um retiro na Natureza. Além disso evite viajar para muito longe. O consumo dos aviões só faz mal ao ambiente 1.
Festeje com tudo a que se tem direito, mas lembrando-se de que a Terra não tem de pagar pelos nossos excessos. Esta é a ideia geral dos casamentos ecológicos a que cada vez mais pessoas aderem em todo o mundo e também em Portugal.
Estar atento ao local de onde vêem os ingredientes usados na confecção dos pratos, usar vestidos feitos de tecidos orgânicos ou juntar toda a gente e transportá-la para o local numa carrinha para não emitir tantos gases perigosos são algumas ideias para tornar a sua cerimónia mais ‘verde’.
Os menus podem ser elaborados “com ingredientes biológicos” tentando “aproveitar ao máximo os produtos da região”. Assim a qualidade de todos os alimentos utilizados é certificada, não tendo sido necessários litros de gasóleo e milhares de emissões de CO2 para os transportar até ao prato.
Outra forma de evitar a emissão dos gases poluentes é organizar o transporte comum dos convidados. Desta forma, em vez de quatro automóveis a circular, será necessário apenas uma carrinha.
Nos casamentos, também a decoração teve de ser adequada ao espírito ecológico, com material feito à mão ou reciclável - como as toalhas e os guardanapos - centros de mesa feitos de ervas aromáticas para que, no final, algumas pessoas possam levar as decorações para plantar no seu jardim.
E um evento que respeita o meio ambiente não fica necessariamente mais caro que um tradicional 2.
Escolha um local central para reunir os seus convidados depois da cerimónia. Certifique-se também que no sítio onde se vai realizar o copo-de-água fazem compostagem ou pelo menos reciclagem.
Se possível, celebre o casamento com luz natural e ao ar livre. No caso do vestido de noiva tem duas hipóteses: A primeira passa por escolher tecidos orgânicos, seja algodão, linho ou até cânhamo.
Prefira os cartões de papel reciclado, mas há uma solução ainda mais verde: Enviar os convites por e-mail ou ainda fazer o seu próprio website. Um espaço que pode permitir, por exemplo, que as pessoas respondam ao convite, saibam através de mapas onde se vai realizar a cerimónia, os horários ou a lista de presentes. Tudo sem papel e sempre online 3.

1. Ver
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1178138
2. Ver http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1178152&seccao=Sabia%20que
3. Ver http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1178189&seccao=Biosfera

2 comentários:

Anónimo disse...

Há falhas gravíssimas nas recomendações dos Verdes, aqui vão mais algumas:

No copo de água evite alimentos que possam causar emissão de gases. O metano é perigosíssimo e por isso o melhor será consumir apenas mesmo um copo de água, na verdadeira acepção da palavra, e as frutas onde estão escritos os nomes. Além de ser mais económico, ajuda a emegrecer e sabe-se que os obesos são também perigosos para o ambiente.

A noiva deve evitar usar o bouquet. Ao cortar flores e plantas está a contribuir para a deflorestação e diminuir a bio-diversidade. Poderá fazer flores de papel reciclado que servirão posteriromente para os casamentos dos seus amigos ecologistas.

Na noite de núpcias evite movimentos muito intensos ou exercícios mais violentos: não só produzem mais CO2 com a expiração, como consomem mais oxigénio.

Na vida sexual futura deverá evitar excessos uma vez que para além da produção de CO2 poderão advir crianças, que irão danificar ainda mais as reservas da natureza. Já imaginou quanto CO2 produz uma criança? E as fraldas e produtos que consome?
Deverá por isso usar preservativos ou contraceptivos orais, mas como o látex dos preservativos é altamente poluente e não é bio-degradável, e os contraceptivos são feitos com químicos altamente tóxicos expelidos pela urina para os esgotos (são não urinar ao ar livre), o melhor será substituir sempre que possível o sexo pela meditação transcendental. Como está parado(a), consome muito menos oxigénio, produz menos CO2 e terá mais tempo para pensar em votar nos Verdes. Além disso sempre poderá vender títulos de emissão de carbono e assim aderir a um movimento ecologista com as quotas sempre em dia.

Fernando Gomes da Costa

Sobreda disse...

Caro comentador FGC,
Agradecemos as suas ‘sugestões’, mas, se conferir as notas de rodapé, facilmente poderá constatar que não se trata de uma qualquer Recomendação do PEV, mas sim da transcrição e compilação de 3 diferentes notícias publicadas pelo DNotícias.
Compreende-se a sua preocupação ainda mais ‘ecologista’ que a do ‘post’, mas esquece-se, talvez, que para poder nascer, alguém teve produzir muito CO2 e de consumir uma boa dose de oxigénio. Felizmente para si.
Aliás, as indicações do artigo até representam uma proposta ambientalmente bem mais ponderada do que os habituais festejos matrimoniais. Há, porém, quem prefira o luxo de outros tipos de ‘copos de água’, muito menos sustentáveis, quer ecológica, quer economicamente falando, conduzindo ao próprio endividamento familiar. A ostentação ainda é para alguns um ‘status’ social.