05/05/2009

Bibliotecas de luto

O director da Biblioteca Municipal José Saramago, de Beja, Joaquim Figueira Mestre, de 54 anos, faleceu domingo à noite em Lisboa, vítima de doença prolongada, estando o funeral marcado para hoje.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Ciências Documentais, foi galardoado o ano passado, pela sua colectânea de contos “Breviário das Almas”, com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém 1.
O Prémio, de periodicidade bienal e no valor de 5.000 euros, instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém em 1995, tem como principal objectivo recordar o escritor seu patrono (de que se assinalaram, o ano passado, os 50 anos da publicação da 1ª edição da obra “Seara de Vento”), contribuir para a divulgação da sua obra e criar oportunidades a novos escritores.
Figueira Mestre, que exercia as funções de Chefe da Divisão de Bibliotecas e Museus na Câmara Municipal de Beja e, segundo o município, foi um dos grandes impulsionadores do novo conceito de biblioteca que surgiu em Beja no início dos anos 90, era autor dos livros “A Imperfeição do Amor”, “O Perfumista”, “A Cega da Casa do Boiro” e “O Livro do Esquecimento” 2.
Recorde-se a estória verídica, após a inauguração da Biblioteca de Beja, em que não manifestando os moradores da cidade qualquer interesse em frequentar a nova biblioteca, Mestre empurrou um burro escada acima, franqueando-lhe a porta, e declarando que, se até um asno entrava naquele antro de cultura, não seria um bejense que o não faria. Imagine-se a cena imperdível.

1. Ver
http://dianafm.com/index.php?option=com_content&task=view&id=15152&Itemid=2
2. Ver http://alvitrando.blogs.sapo.pt/820950.html

Sem comentários: