20/05/2009

CML já gastou milhões com realojamentos de Alfama

A CML gastou mais de 3,7 milhões de euros desde 2003 para realojar as pessoas que moravam nos edifícios de Alfama incluídos nas “mega-empreitadas” e nas operações de reabilitação urbana da EPUL. Segundo revelou o presidente da autarquia de Lisboa, são gastos cerca de 52.000 euros por mês em apoios e realojamentos directos.
“Só aqui em Alfama a Câmara gasta 52.000 euros por mês em apoios e realojamentos, o que dá mais de 600.000 euros/ano. Isto porque as obras foram lançadas sem garantia de financiamento, muitas sem projecto”.
Costa falava no final de uma visita a alguns dos 40 edifícios de Alfama e Castelo incluídos nas acções prioritárias de reabilitação urbana que a autarquia quer realizar com o empréstimo negociado com o Banco Europeu de Investimento.
De acordo com o director da Unidade de Projecto de Alfama, no total são 40 edifícios - 35 em Alfama e cinco no Castelo -, que abrangem 117 habitações e cujo custo de reabilitação está estimado em 12 milhões de euros. “Este ano ainda serão lançadas algumas destas obras”, afirmou este director, que falava frente a um edifício que ruiu junto ao Largo do Chafariz de Dentro e do qual apenas se conseguiu recuperar a fachada.
Durante a visita, num percurso entre o Largo das Portas do Sol e o Largo de Chafariz de Dentro, a comitiva da CML, composta por vereadores, directores de departamento, técnicos e assessores, foi ouvindo algumas provocações de moradores, que se dirigiam ao presidente da autarquia para fazer as suas queixas.
No Largo do Chafariz de Dentro, a própria presidente da Junta de Freguesia de Santo Estêvão, Maria de Lurdes Pinheiro, aproveitou para reclamar dos atrasos das obras e criticar os cartazes com a indicação 'Aprovado' e 'Aguarda Aprovação pela Assembleia Municipal' colocados pela autarquia em vários edifícios da cidade.
“Isto em vez de 'Aprovado' ou 'Aguarda Aprovação' devia era dizer 'Recuperado' senhor presidente”, afirmou a autarca, recebendo de Costa a resposta “há-de dizer, há-de dizer”. “É o mesmo que fazia o Santana Lopes quando estava na Câmara. Dizia que fazia”, contrapôs a autarca.
Já no final da visita, o vereador do Urbanismo revelou que a autarquia conseguiu levar para Alfama 40 famílias desde o início do mandato e criticou os gastos das três sociedades de reabilitação urbana (SRU) criadas pela autarquia. “As três SRU gastaram 14 milhões de euros e apenas recuperaram um edifício municipal”.

Ver
www.construir.pt/2009/05/18/cmara-de-lisboa-j-gastou-mais-de-37-milhes-com-realojamentos-de-alfama

Sem comentários: