28/05/2009

“Os Verdes” exigem esclarecimentos sobre resíduos

O deputado José Luís Ferreira, do grupo parlamentar “Os Verdes”, entregou 3ª fª na A.R. um pedido de esclarecimentos ao Governo sobre a deposição ilegal de resíduos não tratados em Trajouce.
O deputado refere que se trata de um problema “que se arrasta há mais de dez anos e que levou finalmente à descoberta de 150 mil toneladas de resíduos não tratados e depositados ilegalmente, em solos circundantes à estação de tratamento da Tratolixo, em Trajouce, freguesia de S. Domingos de Rana, em Cascais”.
Segundo o deputado do Partido Ecologista, a situação agora detectada “representa um cenário de grave atentado ambiental, no que se refere à contaminação dos solos, dos aquíferos e dos lençóis freáticos, representando ainda um enorme perigo para a saúde pública das populações que há muito se vêm queixando, nomeadamente perante os constantes maus cheiros causados pela degradação dos resíduos depositados”.
José Luís Ferreira explica que o PEV pretende saber, junto do Ministério do Ambiente, quais as soluções previstas para este problema, que custos representa e quais as medidas que estão a ser tomadas, no sentido de informar e esclarecer as populações, “que há muito levam com o cheiro desagradável da lixeira”.
Também na Assembleia Municipal de Cascais, o presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana alertou para o problema, acusando o actual executivo camarário de não ter tido o cuidado de “salvaguardar os interesses do concelho”, sublinhando que “Cascais não pode continuar a pagar a factura daquela lixeira”.
No início deste mês, a empresa Tratolixo apresentara ao Ministério do Ambiente um plano de reabilitação ambiental dos solos contaminados da sua estação de tratamento. Algumas das medidas propostas passam pela eliminação de fontes de contaminação dos solos, através do confinamento dos resíduos depositados nos terrenos contaminados.
A instalação de um sistema de drenagem de lixiviados e encaminhamento dos mesmos para tratamento e de um sistema de drenagem de biogás, a execução das terraplenagens necessárias para criar condições adequadas de drenagem nas áreas a intervir, seriam, no entanto, outras das medidas necessárias, mas que tardam a serem executadas.

Ver
http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20090527%26page%3D24%26c%3DA

Sem comentários: