13/05/2009

Plataforma por Monsanto contra subestação de electricidade

O vereador do Urbanismo leva esta 4ª fª à reunião do executivo municipal uma proposta para que a Câmara se pronuncie favoravelmente à proposta de suspensão parcial do PDM - mais uma ! - apresentada pelo Ministério da Economia.
A autorização da autarquia é condicionada ao cumprimento por parte da concessionária de medidas “minimizadoras” que passam pela plantação em Monsanto do mesmo número de árvores cujo derrube seja necessário para a instalação da subestação e a redução da largura do novo caminho de acesso previsto para 3,5 metros.
A proposta estabelece que a compensação pelo derrube das árvores far-se-á de acordo com as normas de Granada - um sistema de valorização do arvoredo, sobretudo arvores e arbustos ornamentais, tendo diversos serviços da autarquia, incluindo a Divisão de Matas, pronunciado favoravelmente à instalação da subestação.
Perante a gravidade de tal medida, a Plataforma por Monsanto apelou ontem às forças políticas do executivo municipal de Lisboa para que chumbem a instalação de uma nova subestação da Rede Nacional de Transportes e Electricidade no parque florestal, pois a instalação daquela infra-estrutura, num local onde já existe uma subestação, obriga à suspensão parcial do PDM.
A autarquia diz que condiciona a autorização ao cumprimento de compensações por parte da concessionária, nomeadamente a plantação em Monsanto do mesmo número de árvores que seja necessário derrubar.
Em comunicado, a Plataforma apela “para que as forças políticas representadas na CML não votem favoravelmente esta pretensão contribuindo assim para a preservação de um Parque Florestal tão importante para a cidade de Lisboa”.
Para aquela associação, a autarquia, sob proposta do Ministério da Economia, está a optar por um “caminho fácil”, permitindo a instalação da subestação em Monsanto. Segundo a Plataforma por Monsanto, a área do parque florestal de tem vindo, “de excepção em excepção”, a diminuir “drasticamente” ao longo dos anos.

Diz ainda a CML que a subsestação se destina a “garantir a segurança do abastecimento e a manutenção dos padrões de qualidade do fornecimento de energia eléctrica” na zona ribeirinha, desde a Ajuda ao Cais do Sodré, bem como nas freguesias de Carnaxide e Algés, já no concelho de Oeiras. Mesmo desbastando este oásis sobre a cidade?

Ver Lusa doc. nº 9664379, 12/05/2009 - 16:26
Foto nº 2 IN
http://olhares.aeiou.pt/parque_florestal_monsanto_foto836882.html

Sem comentários: