02/05/2009

Reutilizar a água para lavar ruas e regar zonas verdes

A CML vai deixar de lavar as ruas e regar as zonas verdes da cidade com água potável da EPAL. Em Maio arranca a primeira fase do processo que vai beneficiar primeiro as freguesias de Marvila e Olivais. Os camiões-cisterna da autarquia serão abastecidos com água da EPAL.
Assim, a partir de Maio, e graças a um acordo com a SIMTEJO, será possível abastecer nas ETAR (estação de tratamento de águas residuais) de Chelas e de Beirolas, beneficiando Marvila e Olivais.
Segundo o vereador com o pelouro do Ambiente, Espaços Verdes, Plano Verde, Higiene Urbana e Espaço Público, esta é apenas a primeira fase de um processo que, no futuro, se quer alargar a toda a cidade, quando a ETAR de Alcântara estiver preparada. A autarquia também pretende levar a água reutilizada da ETAR de Chelas ao Golfo da Bela Vista. Além de disponibilizar pontos de abastecimento para os camiões-cisterna, serão criados pontos de rega um pouco por toda a cidade.
O plano de poupança de recursos naturais vai levaru a autarquia, através da agência Lisboa E-Nova, a substituir também as 1418 lâmpadas de 567 semáforos na Avenida da Liberdade e na Baixa Pombalina por ópticas LED, mais eficientes. Esta medida, a implementar durante o mês de Maio, permitirá evitar um consumo de 439.934 kWh e evitar a produção de 162 toneladas de dióxido de carbono por ano. Estes números traduzem-se num benefício económico anual de 32.907 euros. A iniciativa deverá ser alargada ao resto da cidade.
Além da utilização em semáforos, a autarquia quer experimentar utilizar as ópticas LED em candeeiros. Para isso deverá a partir de Maio começar a fazer experiências no Parque Eduardo VII.
Ainda quanto à iluminação pública, a autarquia substituiu o único relógio que ditava a hora em que se acendiam e apagavam os candeeiros em toda a cidade por um sensor que actua de acordo com a luz, pois “esta medida já nos permitiu poupar milhares de euros”.
A poupança abrange ainda os veículos da CML. “Neste momento já retirámos 200 carros da nossa frota”, através de uma melhor gestão das actividades, e “queremos que os carros do lixo tenham o gás natural como combustível”.

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