01/06/2009

85º aniversário da Confederação das Colectividades

Decorreram entre os dias 23 e 31 de Maio as comemorações do 85º aniversário da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) 1, que incluíram um congresso, uma conferência, exposições, jogos tradicionais e outras actividades culturais. No domingo realizou-se, no Mercado de Santa Clara, a sessão de encerramento.

O Movimento Associativo e Popular conta com cerca de 3 milhões de associados, perto de dúzia e meia de milhares de colectividades e associações sem fins lucrativos e para cima de 220 mil dirigentes voluntários.
As colectividades são, em muitos casos e em certas situações, as únicas instituições activas de são convívio e integração social, depois de encerradas escolas, unidades de saúde, indústrias e outras actividades sociais e económicas.
Poderia supor-se que toda esta força associativa e todo este envolvimento de cidadania, significando o verdadeiro pulsar da democracia e da sua representatividade, teria os correspondentes apoios dos poderes instituídos, o que, lamentavelmente, não acontece.
No entanto, apesar das dificuldades que enfrentam, as associações e colectividades continuam a desempenhar um papel insubstituível de carácter social, cultural e desportivo no meio em que estão inseridas, constituindo um espaço de inclusão social, de humanização das populações e de combate ao desenraizamento, à segregação étnica, racial e económica.
Quando apelam à CML e ao Governo para que desenvolvam uma verdadeira política de apoio ao Movimento Associativo e Popular, as suas justas reivindicações ficam sem resposta.
Medidas como requerer a concretização do estatuto de parceiro social, a criação de condições mais favoráveis para as associações ao nível da fiscalidade, apoios à construção e reparação das sedes, à criação de medidas que assegurem benefícios ao movimento associativo, ou à simples revogação da legislação sobre o porte-pago, são liminarmente rejeitadas.

A estes combatentes, “Os Verdes” deixam uma palavra de alento para próximas batalhas e de esperança para que os seus cerca de 3 milhões de associados se consciencializem da força da sua capacidade associativa. Só pela sua participação activa, com carácter unitário e no espírito que Abril abriu, conseguirão forçar as respostas políticas que conduzam à prossecução dos seus fins, à obtenção dos justos apoios a que têm direito e à plena integração dos seus sócios e dirigentes.

1. Ver
www.confederacaodascolectividades.com

1 comentário:

Unknown disse...

Meus caros amigos

Agradeço em meu nome pessoal e da Confederação a presença nas comemorações e o destaque que deram à nossa iniciativa nesta vossa página.

Desejo-vos os maiores êxitos politicos as maiores felicidaes pessoais.

Augusto Flor, Dr.
Presidente da CPCCRD