01/07/2009

Preocupações ambientais para o destino de férias

O resultado da sondagem “Quando escolhe o seu destino de férias tem a preocupação de fazer um turismo que seja "amigo" do ambiente?” indica que mais de metade dos inquiridos já demonstra preocupações ambientais na hora de escolher o destino de férias.
Enquanto 50,7% responderam que sim, quase metade não tem em conta o respeito pelo meio ambiente nas viagens de férias, uma vez que 49,3% responderam que não.


O turismo é um fenómeno de alcance mundial e ganha cada vez mais relevo em termos económicos, sociais e ambientais. Em 2005, 810 milhões de pessoas visitaram países estrangeiros, um número que deverá duplicar antes de 2020, estima a Organização Mundial de Turismo.
No entanto, esta actividade pode acarretar um vasto conjunto de problemas que urge minimizar: impactes ambientais negativos, perda da identidade local e outras ameaças ao meio envolvente.
O próprio Plano de Acção para um Turismo Europeu Mais Sustentável, publicado em 2007 e elaborado pelo Grupo para a Sustentabilidade do Turismo, constituído pela UE em 2004, sublinha que, se for deficientemente planeado ou desenvolvido em excesso, “o turismo pode ser um agente de destruição das suas qualidades especiais que são tão importantes para o desenvolvimento sustentável”.
Actualmente, as actividades ligadas ao turismo são já responsáveis por 5% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), das quais cerca de 75% dizem respeito às deslocações, principalmente por via aérea.

Sem comentários: