28/09/2009

Almada premiada para implantar ciclovia até Lisboa

‘Bicla Tejo: de Belém para o Sol da Caparica, na minha Bicla’ é o mote do projecto da autarquia de Almada que venceu o concurso ‘Ideias para o ar, por um projecto para ficar’.
O projecto prevê um percurso ciclável ‘híbrido’, que integra uma ciclovia de 5 km e um percurso de barco, articulando assim um eixo ciclável, do Cais Fluvial da Trafaria às praias urbanas da Costa da Caparica de 9,5 km. A autarquia vencedora promete descongestionar os eixos viários que ligam Lisboa à Costa da Caparica, principalmente na época veraneante.
O projecto vencedor abarca duas grandes dimensões: o eixo ciclável e as acções para a sua promoção e divulgação.
Apesar do eixo ter sido inaugurado no dia 17 de Setembro, o projecto carece ainda de equipamento que vai potenciar a adesão de mais utilizadores, nomeadamente, estacionamentos de bicicletas com videovigilância no interior do cais fluvial de Cacilhas, dentro das instalações da Transtejo, para quem quer deixar as suas bicicletas e seguir de barco; sinalização vertical e horizontal que facilite a sua funcionalidade; totens de informação sobre os vários eixos cicláveis e sinalética para orientação.
As acções de divulgação, passam pela reedição da mítica música ‘Sol da Caparica, na minha bicla’, produção e disponibilização gratuita e permanente de um videoclipe promocional da infra-estrutura, entre outras. A autarquia de Almada recebeu um prémio de 50 mil euros para a implantação prática do projecto.

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8410

Sem comentários: