10/09/2009

ExperimentaDesign de regresso a Lisboa

Mais de 250 criadores das áreas do design e arquitectura, provenientes de 23 países, estão em Lisboa, desde 4ª fª, para participar em debates, conferências, exposições e projectos especiais da Bienal ExperimentaDesign´09.
Num ano em que celebra uma década de vida, o evento regressa à capital com alguns dos mais conceituados críticos, curadores e criadores a nível internacional. Onze espaços em Lisboa vão acolher, até 7 de Novembro, um total de 71 eventos, sob o tema geral ‘It´s About Time’ 1.
Na primeira semana da Bienal, entre 9 e 13 de Setembro, as manhãs da Experimenta serão preenchidas com as ‘Open Talks’ no Mercado de Santa Clara, com debates dirigidos ao público especializado, enquanto, durante a tarde, no Teatro Camões, vão ter lugar as ‘Conferências de Lisboa’, dirigidas a um público mais vasto.
Quatro exposições são outra importante componente da programação da ExperimentaDesign´09: ‘Quick, Quick, Slow’, mostrando no CCB um percurso da história do design gráfico e a crescente importância dos meios digitais, enquanto ‘Pace of Design’ revelará os efeitos dos contextos culturais na definição de diferentes utilizações do tempo, de Tóquio a São Francisco, passando por São Paulo. ‘Lapse in Time’ irá apresentar jovens designers que se situam no oposto da repetição, e que em vez de produzir objectos querem gerar conteúdos, enquanto ‘Timeless’ será uma exposição que irá provar como se faz melhor com menos recursos.
A ExperimentaDesign deste ano tem ainda como novidades a realização de oito projectos especiais, um deles envolvendo soluções de design para idosos, um de apoio a deficientes e um outro de intervenção urbana no Jardim de Santos, também em Lisboa. Trata-se de um projecto de reabilitação do jardim por uma equipa de designers de luz, som, comunicação e sinalética e também de arquitectos paisagistas para torná-lo um espaço multifuncional.
Está ainda previsto na programação um ciclo de cinema em co-produção com a Cinemateca Portuguesa, intitulado ‘Designmatography’, com filmes sobre a relação entre a sétima arte e o tempo 2.

Sem comentários: