07/10/2009

Projecto de ponte ciclável para a 2ª Circular

Dois arquitectos portugueses foram os vencedores do ‘Concurso Internacional de Ideias para a Nova Ponte Ciclável sobre a 2ª Circular’, em Lisboa, anunciaram no domingo os promotores da iniciativa.
O concurso é uma iniciativa da ExperimentaDesign Lisboa 2009 e de uma Fundação portuguesa na área da energia que, desta forma, pretendem premiar a ‘mobilidade sustentável’.
Este concurso internacional de ideias, que foi lançado a 27 de Julho, teve por objectivo “facilitar a travessia da 2ª Circular por bicicletas e peões, promovendo uma utilização mais sustentável e constituindo um legado para Lisboa e seus habitantes”.
O anúncio dos vencedores do concurso foi feito no domingo, em Lisboa, numa cerimónia em que foram revelados ainda o segundo prémio, atribuído a uma equipa do Reino Unido, e o terceiro prémio, para um outro grupo franco-português.
Foram avaliadas 62 candidaturas, das quais 39 portuguesas e 23 internacionais, com o Reino Unido a ser o país mais “fortemente representado”, segundo os promotores. As propostas avaliadas revelaram-se “diversificadas, quer em termos de abordagem, quer ao nível dos materiais e soluções propostas”.
De acordo com os organizadores, o autor do projecto vencedor receberá um prémio de 10 mil euros, com a possibilidade de adjudicação do projecto de execução, prevista para 2010. O segundo e terceiro prémio receberão igualmente prémios monetários.
O júri, composto por oito elementos, atribuiu ainda duas menções honrosas a dois estúdios espanhóis e uma menção especial a outro arquitecto português.
Até ao momento não foi disponibilizada, publicamente, qualquer planta ou um esboço do projecto vencedor.

Ver
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403669

Sem comentários: