11/04/2012

Maternidade Dr. Alfredo da Costa – “Os Verdes” contra encerramento



O Partido Ecologista “Os Verdes” manifesta-se contra a intenção do Governo de encerrar a Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em Lisboa.

A Maternidade Dr. Alfredo da Costa, cujo edifício foi doado com o propósito de contribuir para a natalidade do nosso país, faz cerca de 6000 partos por ano e tem prestado, ao longo dos anos, um serviço de excelência, com resultados extraordinários, desempenhando um papel fundamental na área dos cuidados de saúde materno-infantis e ginecológicos.

“Os Verdes” consideram que o encerramento da MAC, vector fundamental da assistência materno-infantil em Portugal com resultados reconhecidos a nível nacional e internacional, impossibilitará prosseguir o excelente trabalho efectuado até à data, afectando gravemente a rede de cuidados prestados.

É uma decisão inaceitável, não fundamentada do ponto de vista técnico, não apresentando o Governo nenhum argumento válido para a justificar, e que constitui mais uma ameaça dirigida à assistência materno-infantil em Portugal, afectando também profissionais qualificados e empenhados.

Para “Os Verdes”, esta decisão, baseada na lógica de corte na despesa, depois do Estado ter investido milhões de euros em obras de melhoria das suas instalações, será mais um largo passo na destruição do SNS e do direito à saúde, com graves prejuízos para os cidadãos.

O Partido Ecologista “Os Verdes” manifesta-se contra o encerramento da MAC, solidariza-se com os profissionais de saúde e cidadãos afetados e participará nas ações de protesto contra esta decisão, nomeadamente a que terá lugar hoje, designada “Abraço à Maternidade Alfredo da Costa”.

Lisboa, 10 de Abril de 2012

Sem comentários: