16/08/2012

“Os Verdes” querem esclarecimentos da CML sobre o roubo de armas nas instalações do Campo de Tiro em Monsanto

O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes”, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa, um requerimento em que questiona a autarquia sobre o roubo de armas nas instalações do Campo de Tiro em Monsanto.

Assim, através deste requerimento, “Os Verdes” pretendem saber que medidas, tendo em conta a situação ocorrida, vai a autarquia tomar futuramente em relação ao Campo de Tiro, bem como quais as medidas de fiscalização que a Câmara Municipal de Lisboa tem efectuado, às instalações e ao funcionamento do Campo de Tiro em Monsanto.

REQUERIMENTO

O Clube Português de Tiro a Chumbo localiza-se no Monte das Perdizes, no Parque Florestal de Monsanto, ocupando actualmente um terreno de 134 mil m2, e tem impactos muito negativos, tais como a poluição sonora, a contaminação dos solos e dos lençóis freáticos e o perigo para a segurança dos utilizadores de Monsanto.

Foi hoje noticiado que mais de 30 armas haviam sido roubadas das instalações do Campo de Tiro, roubo esse descoberto no domingo, quando uma funcionária descobriu que a entrada para o campo de tiro tinha sido forçada.

Segundo declarações prestadas pelo responsável pelo campo de tiro, as armas pertencem aos praticantes que utilizam as instalações, que as deixaram ali armazenadas durante o mês de Agosto, altura em que o campo de tiro se encontra encerrado.

Segundo a comunicação social, a PSP terá realizado uma inspecção ao local após o assalto e apurou que algumas das armas roubadas estariam mal acondicionadas, e que inclusivamente algumas estariam em bancadas na carreira de tiro. Situação que viola a lei, a qual prevê que o depósito de armas em clube de tiro deve ser feito em condições especiais de segurança, através de cofres fixos, e apenas abertos com código, mediante autorização da direcção nacional da PSP.

Considerando que, o Grupo Municipal de “Os Verdes” tem apresentado recorrentemente moções na Assembleia Municipal de Lisboa, e questionado a Câmara Municipal sobre o Campo de Tiro em Monsanto, sem no entanto, ver qualquer resposta ou solução por parte da autarquia quanto a esta situação.

Considerando que, apesar da enorme quantidade de queixas e reivindicações contra a manutenção do Campo de Tiro no Parque Florestal de Monsanto, este equipamento continuar a funcionar com todas as implicações, impactos, e agora, com esta grave situação ocorrida.

Considerando ainda que, e segundo declarações da PSP após a deslocação de elementos da brigada do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) às instalações, ter concluído que estas não possuem as devidas condições de segurança para a permanência das armas, tendo por isso efectuado a apreensão das restantes armas.

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1. Tendo em conta a situação ocorrida, que medidas vai a autarquia tomar futuramente, quanto ao Campo de Tiro?

2. Quais as medidas de fiscalização que a Câmara Municipal de Lisboa tem efectuado, às instalações e ao funcionamento do Campo de Tiro?

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 16 de Agosto de 2012

1 comentário:

Ben disse...

Gostaria antes de mais por esclarecer uma questão. O CPTC encontra-se no Monte das PErdizes desde os anos 50. Realizaram-se lá inúmeras provas internacionais e sempre se atirou naquele espaço. NUNCA houve registo de assalto às instalações do CPTC. De há uns anos a esta parte após um embargo de prática de tiro os sócios abandonaram o clube (por culpa de alguns) e a situação foi-se degradando. Já foram efectuados vários estudos de impacto ambiental e todos sem excepção concluíram que não existe qualquer influencia ao nível dos solos. Gostaria também de acrescentar que no tempo em que o clube tinha bastante frequencia a vigilância em prol da natureza e defesa das espécies naturais (fauna e flora) foi sempre preservada. Quando introduzidos por alguns ecologistas, os esquilos exterminaram a população de perdizes tão abundante no Parque de Monsanto em geral e no Monte das Perdizes em Particular. Relativamente ao assalto em si, atendendo que existem pessoas que dormem no local e, segundo consta, até mesmo nas instalações é estranho que ninguem tenha ouvido alguem a martelar uma porta de casa forte. Por fim gostaria de terminar por dizer que existem certamente praticas desportivas bem mais prejudiciais à natureza no Parque de MOnsanto do que o tiro, nomeadamente uma pista de automóveis RC a combustível. Também seria importante que "Os verdes" se precupassem mais com a fraca separação de lixo existente tanto na autarquia de Lisboa como nas autarquias de Oeiras e Cascais. Já para não falar da limpeza das ruas.