09/12/2013

Hospital Beatriz Ângelo - “Os Verdes” questionam Governo sobre desadequação da rede de transportes públicos

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre a deficiente rede de transportes públicos que serve o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, causando transtorno aos utentes de vários concelhos. 
   
PERGUNTA:  
   
O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entrou em funcionamento em Janeiro de 2012, portanto há quase dois anos, e passou, desde esse momento, a servir a população do concelho de Odivelas, que tem cerca de 145 mil habitantes. Este Hospital abrange os concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Monte Agraço e, desde o início, tem sido reivindicada uma adequação da rede de transporte público de forma a garantir o acesso da população dos vários concelhos ao estabelecimento de saúde, o que nem sempre sucede.

É o caso do concelho de Odivelas onde os transportes não são frequentes, são caros, com horários desajustados, uma vez que terminam cedo e deixam as pessoas longe da entrada do Hospital. Nalguns casos, os utentes de Odivelas têm que apanhar dois transportes para chegar ao Hospital ou, em alternativa, fazer parte do percurso a pé. Por exemplo, recorrendo a bilhetes pré-comprados e tendo que usar dois transportes, o custo superior a cinco euros, se o bilhete for adquirido a bordo, o custo será ainda superior.

Esta situação foi agravada pelo encurtamento da carreira 204 que, desde Abril, termina em Loures, fazendo com que se tenha que apanhar outra carreira até ao Hospital. Esta é uma situação que causa grande transtorno aos utentes e que esteve na origem de uma petição, com mais de 6000 assinaturas, atualmente a aguardar a discussão em plenário, reivindicando um conjunto de medidas que garantiriam as condições de acesso ao Hospital.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Tem o Ministério da Economia, e mais especificamente a Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, consciência das situações acima descritas?
2- Prevê o Governo tomar diligências no sentido da criação de carreiras diretas de Odivelas para a entrada do Hospital Beatriz Ângelo?
3 – Prevê tomar diligências no sentido do prolongamento do horário noturno, uma vez que o que existe não é suficiente?
4- Está prevista a reposição do percurso da carreira 204 ou a criação de alguma alternativa viável?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”,
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 -  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
www.osverdes.pt
Lisboa, 9 de Dezembro de 2013

Sem comentários: