13/05/2014

“Os Verdes” questionam a CML relativamente à Reactivação da Linha do Eléctrico no Largo Rafael Bordalo Pinheiro e Largo do Carmo


Foi publicado em Diário da República, em 8 de Fevereiro, um concurso público para a empreitada de reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa. O projecto de reabilitação deste largo histórico prevê areactivação da linha de eléctrico que está desactivada há décadas, com a criação de uma paragem de largada etomada de passageiros que permita o transporte de turistas e população em geral.

O Partido Ecologista «Os Verdes» pretende, através do requerimento que entregou, saber qual o ponto de situação do referido processo; quais as razões para o atraso destas obras de reabilitação; para quando prevê a autarquia a conclusão destas obras de reabilitação; quais os eléctricos que irão servir esta zona da cidade de Lisboae quais os percursos desse eléctricos.

«Os Verdes» pretendem ainda saber quais as diligências efectuadas pela CML para a reactivação da carreira de eléctrico nº 24 e quais os custos estimados para a reposição de 10 metros de carril de eléctrico na Rua doAlecrim.

O PEV solicitou ainda o Projecto de Reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

REQUERIMENTO

Foi publicado em Diário da República em 8 de Fevereiro, um concurso público para a empreitada de reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa. O projecto de reabilitação deste largo histórico prevê areactivação da linha de eléctrico que está desactivada há décadas com a criação de uma paragem de largada etomada de passageiros que permita o transporte de turistas e população em geral.

Considerando que o concurso público foi lançado há mais de um ano e que as obras de reabilitação previstas para este largo histórico ainda não começaram;

Considerando que é intenção da autarquia reactivar a linha de eléctricos que atravessa o Largo RafaelBordalo Pinheiro e o Largo do Carmo, mas que não se sabe quais os eléctricos vão servir esta zona da cidade de Lisboa e os seus percursos;

Considerando, por fim, que a carreira de eléctrico nº 24 (Cais do Sodré – Campolide) podia servir esta zonada cidade de Lisboa, pois as infraestruturas encontram-se no lugar (catenária e carris) com excepção de apenas dez metros de carril na Rua do Alecrim que foram removidos pelo empreiteiro durante a construção do parque de estacionamento automóvel no Largo do Camões e que nunca chegaram a ser repostos.

Assim, ao abrigo da alínea g) do art. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1.       Qual o ponto de situação do processo referente ao concurso público para a empreitada de reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro?
2.       Quais as razões para o atraso destas obras de reabilitação?
3.       Para quando prevê a autarquia a conclusão destas obras de reabilitação?
4.       Quais os eléctricos que irão servir esta zona da cidade de Lisboa?
5.       Quais os percursos desse eléctricos?
6.       Quais as diligências efectuadas pela CML para a reactivação da carreira de eléctrico nº 24?
7.       Quais os custos estimados para a reposição de 10 metros de carril de eléctrico na Rua do Alecrim?

Requer-se ainda, nos termos regimentais aplicáveis, que nos seja igualmente facultado o Projecto de Reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

Solicita-se aos srs e srªs jornalistas a divulgação do presente comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 13 de Maio de 2014

Sem comentários: