27/11/2014

Câmara de Lisboa não quer aprovar o Regulamento Interno do Regimento de Sapadores Bombeiros e «Os Verdes» exigem esclarecimentos

Partido Ecologista «Os Verdes» entregou na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento em que exige esclarecimentos à Câmara Municipal de Lisboa sobre o impasse da aprovação do Regulamento Interno do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa. 
   
PEV já tinha entregue dois requerimentos no sentido de saber em que fase se encontrava este regulamento interno, tendo a CML respondido, em Março de 2011, que este documento se encontrava em análise, apesar de já ter merecido a concordância das organizações sindicais e do próprio RSB desde o mandato transacto.  
   
«Os Verdes» consideram inadmissível que a autarquia ignore as recomendações aprovadas e que esteja há mais de 5 anos para aprovar o Regulamento Interno do RSB de Lisboa e, por isso, têm questionado o executivo municipal, nas reuniões de Assembleia Municipal, sem obter quaisquer esclarecimentos, e o facto é que, até ao momento, este ainda não se encontra aprovado, apesar da sua importância, necessidade e urgência para a melhoria da eficiência organizacional do próprio RSB.

REQUERIMENTO

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa - RSB - é a maior unidade do País e um serviço da Câmara Municipal de Lisboa responsável pela segurança de pessoas e bens na cidade, através de actos de socorro e prevenção e apoio às acções de Protecção Civil. Para que o RSB possa oferecer à cidade um serviço de excelência é necessário que sejam criadas condições de trabalho dignas e adequadas, que o número de efectivos seja reforçado, que haja um forte investimento na formação e valorização de todo o pessoal e que seja aprovado o Regulamento Interno da Corporação. Assim, haverá naturalmente uma melhoria na qualidade do serviço prestado e uma diminuição dos acidentes profissionais.

Sabendo-se que o Regulamento Interno é um instrumento fundamental e necessário para a melhoria da eficiência organizacional do RSB, não se compreende que ainda não tenha sido aprovado pelo executivo camarário.

Precisamente por isso, em Fevereiro de 2008, o Grupo Municipal de «Os Verdes» apresentou uma recomendação propondo que a autarquia procedesse à elaboração e aprovação do Regulamento Interno da corporação que mereceu aprovação por parte do plenário, bem como voltou esta semana a apresentar uma recomendação no mesmo sentido, que voltou a ser aprovada apesar da oposição do PS.

Considerando também que, sobre este assunto, «Os Verdes» apresentaram já dois requerimentos no sentido de saber em que fase se encontrava o Regulamento Interno do Regimento de Sapadores Bombeiros, tendo a CML respondido, em Março de 2011, que a proposta de Regulamento Interno do RSB se encontrava em análise.

Considerando ainda que «Os Verdes» têm questionado o executivo municipal, nas reuniões de Assembleia Municipal, sobre esta matéria, sem obter quaisquer esclarecimentos, e que, até ao momento, e apesar da importância e urgência na sua aprovação, o referido Regulamento ainda não se encontra aprovado.

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1. Qual a razão para até ao momento, ainda não se encontrar aprovado o Regulamento Interno do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa?

2. A Câmara Municipal de Lisboa tem, ao longo deste tempo, contactado com os representantes do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa no sentido de explicar o motivo do atraso na aprovação deste Regulamento?

Solicita-se aos órgãos de comunicação social que procedam à divulgação deste comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de «Os Verdes».
Lisboa, 27 de Novembro de 2014

Sem comentários: