25/11/2014

Intervenção do Deputado Municipal Sobreda Antunes sobre a Proposta nº 560/2014 - Complemento financeiro à Reforma Administrativa


Assembleia Municipal de Lisboa de 25 de Novembro de 2014

A CML e as Juntas decidiram promover uma reavaliação das receitas e dos custos associados às competências entretanto transferidas para as Freguesias. Dessa reavaliação efectuada aos Autos de Transferência resultou a detecção de assimetrias na distribuição dos recursos, susceptíveis de pôr em causa o bom desempenho dos executivos das Juntas na prossecução das suas novas atribuições e competências.
É neste sentido que a Proposta nº 560/2014 pretende vir regularizar a atribuição de complementos financeiros a um conjunto de 9 Juntas (Ajuda, Alcântara, Beato, Belém, Carnide, Lumiar, Parque das Nações, Penha de França e Santa Clara), no âmbito da Reforma Administrativa. Esses montantes financeiros adicionais estão identificados no Anexo A à Proposta, e deverão ser encaminhados até ao final do ano em curso, esperando-se que as transferências complementares agora propostas permitam a correcção dos défices entretanto detectados.
Atente-se porém que, no Anexo, o quadro nº 851/A especifica que (citamos) o “compromisso orçamental deve ser efectuado pelo serviço promotor até à data de validade”, e o prazo de validade da declaração de Fundos Disponíveis, emitido pelo Director do Departamento de Contabilidade do município, só é válido até 31/10/2014. Ora acontece que quando a Proposta nº 560/2014 foi aprovada na reunião de CML de 5 de Novembro, a declaração de validade já tinha expirado cinco dias antes.
Srª presidente e sr. presidente, esta divergência processual poderá também significar que, enquanto aquele prazo de validade não for devidamente corrigido e distendido no tempo, os documentos financeiros aprovados na CML poderão não estar legalmente conformes para virem a ser aprovados nesta AML, temendo-se que a deliberação a assumir por este plenário possa também, posteriormente, vir a ser considerada como não válida.
Solicitamos, por isso, os devidos esclarecimentos, visto estes montantes financeiros parecerem ser indispensáveis para algumas Juntas poderem cumprir os seus compromissos de pagamentos salariais já no próximo mês de Dezembro.

J. L. Sobreda Antunes
Grupo Municipal de “Os Verdes

Sem comentários: