06/04/2015

Intervenção de Cláudia Madeira no 4º Encontro de Autarcas e Activistas Verdes



1. Sobre o Encontro de Autarcas

Reafirmar a importância deste encontro pois já ficou mais do que provado ao longo das intervenções que a qualidade de vida nos locais onde vivemos depende muito de políticas nacionais e locais e da intervenção de todos nós, quer sejamos eleitos, candidatos, militantes ou amigos.
É inegável que nos tempos difíceis que enfrentamos, a nossa intervenção torna-se ainda mais relevante porque o país não precisa de quem se acomode, desista ou seja insensível aos problemas das populações. Precisa sim de pessoas conscientes dos impactos da austeridade, que sejam os porta-vozes das consequências dessas políticas e, naturalmente, que sejam a voz das alternativas a essas políticas.
Esta proximidade entre os eleitos e as populações é uma forma muito própria de fazermos política, de apresentarmos o nosso projecto às pessoas e só assim conseguimos saber o que se passa e fazer o que estiver ao nosso alcance para tentar resolver determinada situação.
Esta iniciativa também é importante porque perante tantos ataques ao poder local democrático.

2. Sobre as Jornadas Ecologistas

Destacar a importância do contacto com os colectivos, da mobilização para a Convenção e para o acto eleitoral deste ano. Permite-nos também conhecer melhor a região que acompanhamos, tanto as situações positivas como as negativas.
Estas jornadas são bem a prova da articulação entre a acção local e a acção nacional, a articulação que existe com o Grupo Parlamentar e que mostram bem só no terreno conseguimos conhecer as situações que afectam as pessoas.
A reacção das entidades que são reconhecidas pelo seu trabalho e que recebem um girassol contente tem sido muito positiva e é muito importante que mantenhamos contacto com elas. 
Dizer ainda que sempre que é possível fazemo-nos acompanhar de um documento temático sobre as jornadas para distribuirmos e termos algumas acções de contacto com as populações.

3. Sobre a acção local em Lisboa

Jornadas: No distrito de Lisboa realizámos jornadas em praticamente todos os concelhos e foi muito importante pois temos estado em contacto com os colectivos, o que acaba por ajudar a mobilizar para a convenção e para outras iniciativas.
Assembleia Municipal de Lisboa: Neste mandato temos dois eleitos e com base num estudo realizado pela Presidente da AML somos o Grupo Municipal com mais requerimentos apresentados e com mais recomendações/moções aprovadas, sobre diversos temas, como espaços verdes, mobilidade, questões sociais, educação, etc). Isto, apesar de, muitas vezes, os requerimentos ficarem por responder e muitas das recomendações e moções estarem ainda por implementar, o que demonstra um claro desrespeito da Câmara Municipal de Lisboa, embora neste mandato, também por proposta nossa, ter ficado estabelecido no regimento um prazo para que o executivo nos responda.
«Os Verdes» têm tido feito frequentemente intervenções, não só aquando da discussão das propostas da Câmara, mas na apresentação de propostas nossas, nas declarações políticas, nas sessões de perguntas e nos debates temáticos, além de continuarmos a fazer visitas pelas várias freguesias de Lisboa.

14 de Março 2015 - Porto

Sem comentários: