14/07/2015

Intervenção sobre o Relatório da Audição Pública referente a Alienação dos Terrenos da Antiga Feira Popular


 
Em primeiro lugar e ainda antes de nos pronunciarmos sobre o relatório referente à audição pública sobre a alienação dos terrenos da antiga Feira Popular, «Os Verdes» querem relembrar que, por sua iniciativa, foi apresentada aqui na Assembleia Municipal, a 16 de Junho, uma recomendação para que a CML promovesse a realização de um debate público alargado de ideias sobre a utilização a dar a estes terrenos.
 
Esse ponto deliberativo acabou por ser retirado por nós, para dar origem a uma nova proposta conjunta da Mesa da Assembleia e do Partido Ecologista «Os Verdes», aprovada por unanimidade em plenário, com vista a promover uma audição pública a todos os interessados, a realizar na Assembleia Municipal, quando fosse conhecida a proposta de alienação da Câmara Municipal de Lisboa.
 
Assim, a audição pública teve lugar no passado dia 9 de Julho, sendo que foram manifestadas pelas pessoas presentes algumas preocupações e apreensões diversificadas sobre o futuro deste terreno central da cidade de Lisboa. Destacamos algumas dessas preocupações pois são também aspectos que nos preocupam e que nos fazem ter algumas reservas.
 
Por exemplo, preocupa-nos o facto de não estar contemplada a obrigação de o promotor reconstruir o antigo Teatro Vasco Santana enquanto elemento de memória histórica daquele espaço, quer do ponto vista cultural quer também do ponto de vista político, que deveria ser preservado.

Há também dúvidas e reservas em relação ao previsível acréscimo de veículos numa zona da cidade já de si bastante congestionada em termos de tráfego automóvel.

Depois, há alguma precipitação em alienar este terreno, sem que o executivo camarário tenha escolhido a localização para o novo Parque de Diversões ou Feira Popular, pois a cidade está privada de um equipamento de lazer e recreio deste género desde 2003. Já passaram mais de doze anos desde que a antiga Feira Popular encerrou e não se sabe nem onde nem quando voltará a reabrir e a fazer parte da história da cidade e de milhares de lisboetas e não só.

A Feira Popular é um espaço com simbolismo e com história e entendemos que a cidade precisa de uma Feira Popular, acessível e com qualidade.

Sobre todos estes aspectos consideramos muito importante que haja recomendações no sentido de resolver e acautelar estes problemas. Aliás. O objectivo da audição pública foi precisamente ouvirmos as pessoas, conhecermos as suas dúvidas e propostas e tentarmos dar resposta a essas situações através de recomendações. Esperamos agora que a Câmara as respeite e cumpra.

Perante isto, os anseios manifestados pela população que interveio nesta audição pública foram no sentido de se criar mais equipamentos de utilização colectiva pois isto é que contribui e poderá contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida numa área da cidade já minada de escritórios e sem outro tipo de equipamentos sociais, culturais, lúdicos e desportivos. «Os Verdes» também subscrevem estas preocupações manifestadas na audição pública.

            Não queremos terminar sem antes referir outro aspecto que nos levanta a maior apreensão e discordância em relação a este processo, que é a pressa que tem sido imposta a este assunto da maior importância para a cidade.   

            Teremos oportunidade de nos pronunciarmos sobre esta questão aquando da discussão da proposta, mas não queríamos deixar de fazer esta referência.
 

             Cláudia Madeira
             Grupo Municipal de “Os Verdes

Sem comentários: