15/02/2016

Defesa da Maternidade Alfredo da Costa em discussão na Assembleia Municipal de Lisboa por iniciativa de «Os Verdes»


 
O Partido Ecologista «Os Verdes» escolheu como tema para a declaração política na reunião da Assembleia Municipal de amanhã a questão da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

É sabido que a Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC) é um estabelecimento público de saúde especializado em obstetrícia, com mais de 80 anos de funcionamento e onde já nasceram centenas de milhares de bebés, sendo a maior unidade de assistência médica perinatal e da saúde da mulher em Portugal. A MAC tem desenvolvido importantes especializações e valências, constituindo uma referência nos planos nacional e internacional, distinguindo-se pelo seu nível de diferenciação e excelência, resultado de uma equipa multidisciplinar altamente especializada.
O anterior Governo viria a determinar o encerramento da MAC sem quaisquer fundamentos técnicos e sem um único argumento válido. O PEV entende que o encerramento da MAC representaria graves consequências para o serviço de saúde pública, para a cidade de Lisboa e para o país, com o qual o Município de Lisboa não deverá pactuar, justificando-se, por isso, que se assuma uma posição clara e firme em defesa da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Assim, e face à recente decisão do Tribunal Administrativo do Sul de não encerramento da MAC, pelo menos até entrar em funcionamento o Hospital Oriental de Lisboa, «Os Verdes» pretendem que a CML reconheça o trabalho de referência que a Maternidade tem vindo a prestar ao longo de décadas na área da saúde materno-infantil; que a autarquia defenda a melhoria das condições operacionais necessárias ao seu bom funcionamento, a nível de meios materiais e humanos, e ainda que diligencie junto do Governo no sentido de serem salvaguardados os serviços essenciais desta unidade de saúde, mesmo após a abertura do Hospital Oriental de Lisboa, de forma a garantir o não encerramento desta instituição.


Lisboa, 15 de Fevereiro de 2016
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.

Sem comentários: