04/02/2016

Os Verdes querem esclarecimentos sobre o encerramento parcial da estação de metro de Arroios - Lisboa

A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, sobre o encerramento parcial da estação de metro de Arroios, na Linha Verde, em Lisboa.

Pergunta

Têm surgido várias notícias mencionando que o Metropolitano de Lisboa equaciona encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde, que liga Telheiras ao Cais do Sodré, de forma a permitir a circulação de composições com seis carruagens nas horas de ponta, a partir do início do mês de fevereiro, justificando com o facto de esta estação ser a única, nesta linha, cujo cais não tem dimensão suficiente para acolher composições com seis carruagens.

Para Os Verdes esta medida, a concretizar-se, é errada e acarreta perigos, pois prevê que a estação encerre duas vezes por dia às horas de ponta - de manhã e ao fim da tarde - sendo de difícil execução, tanto operacional como ao nível de segurança.

Ora, perante isto, a circulação de composições com quatro carruagens, em vez das atuais três, e o início das obras de alargamento da plataforma da estação de Arroios, no mais curto prazo de tempo, para permitir a circulação de composições com seis carruagens, poderão ser soluções a equacionar, de forma a garantir a segurança dos utentes e a tornar possível a execução das obras de alargamento da referida estação, algo que é fundamental. Contudo, o concurso ainda não foi lançado, pelo que não se percebe a razão pela qual o Metropolitano de Lisboa avançou com a data de início de fevereiro para fechar parcialmente a estação.

Os Verdes estão plenamente conscientes da necessidade de solucionar os vários problemas que afetam o metro de Lisboa, procurando contrariar a degradação que se tem apoderado deste serviço de transporte, sendo para isso fundamental implementar medidas que resolvam os problemas e não que enveredem por opções pouco seguras, pelo que consideramos urgente o alargamento do cais da estação de Arroios e a conclusão das obras na estação do Areeiro.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Senhor Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- De que informação dispõe o Governo sobre os projetos do Metropolitano de Lisboa para a Linha Verde e concretamente para a estação de Arroios?
2- O que pensa o Governo sobre este projeto?
3- Considera o Governo que é necessário avançar com medidas alternativas para solucionar os problemas da oferta insuficiente que a Linha Verde do Metro apresenta?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt
www.osverdes.pt
4 de fevereiro de 2016

Sem comentários: