02/12/2016

Conversas Ecologistas sobre transportes na Área Metropolitana de Lisboa

Os problemas dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa e o combate ao fenómeno das alterações climáticas estiveram em debate na sede do PEV em Lisboa, com destaque para a Cimeira de Marraquexe e o Acordo de Paris: o sector dos transportes é um dos que mais contribui para a emissão de gases com efeito de estufa e é preciso começar já a trabalhar para se cumprirem as metas acordadas.



Sobre a atribuição da Carris à Câmara de Lisboa, os ecologistas consideraram que consiste num erro pelo fato de haver uma difícil articulação nos vários concelhos servidos pela Carris. Para além disso, com esta opção, o Governo está a desresponsabilizar-se de uma função social que é sua. A deficiente articulação entre os vários operadores e os horários desfasados dificultam a vida aos utilizadores e a falta de investimento está a criar um problema estrutural neste setor que se torna cada vez mais difícil de resolver.




Após as intervenções iniciais, o debate centrou-se num diagnóstico da situação atual e adiantaram-se soluções para fomentar a utilização do transporte coletivo e promover uma maior articulação entre os vários operadores, assim como pugnar por um maior investimento no setor. Planeamento, articulação e investimento são essenciais para um melhor serviço prestado aos utentes.



Depois do debate, foi tempo de convívio entre os ecologistas e de um belíssimo momento musical por António Fernandes!






Sem comentários: