31/03/2017

Abate de árvores no Bairro da Boavista em Monsanto: Os Verdes exigem esclarecimentos



O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes teve conhecimento que dezenas de árvores foram abatidas no Bairro da Boavista, em pleno Parque Florestal de Monsanto, alegadamente, pelo facto de ser necessário expandir as instalações do Grupo Desportivo de Direito Rugby.

Assim, o PEV entregou um requerimento exigindo saber quais as causas para o abate destas árvores; quantas árvores foram abatidas e de que espécie; quem executou e assumiu os custos inerentes a estas intervenções e ainda que fiscalização ou acompanhamento foi realizado pela CML.

O Grupo Municipal do PEV requereu também o projecto de intervenção para a área de expansão do Grupo Desportivo de Direito Rugby, bem como o parecer vinculativo do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida para a área objecto de intervenções de arboricultura urbana.

REQUERIMENTO

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes teve conhecimento que dezenas de árvores foram abatidas nas traseiras dos lotes A, B, C e D do Bairro da Boavista, em pleno Parque Florestal de Monsanto.

Alegadamente, a razão evocada prende-se com a expansão das instalações do Grupo Desportivo de Direito Rugby, localizado no Bairro da Boavista, pertencente à Freguesia de Benfica.

Considerando que as conclusões do Debate específico sobre o Parque Florestal de Monsanto, organizado pela AML em 31/3/2016 e 14/2/2017, postulava que não fossem autorizadas novas políticas de delapidação ambiental do PFM.

Assim, ao abrigo da al. g) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1 - Teve ou não a Direção Municipal da Estrutura Verde e Ambiente conhecimento das Conclusões e Recomendações do Debate sobre o PFM? Se sim, tenciona a CML seguir ou omitir as deliberações tomadas por unanimidade e aclamação na AML?

2 - Quais as razões que levaram ao abate de diversas árvores no Bairro da Boavista? Quantas foram abatidas e de que espécies?

3 - Quem executou estas intervenções de abate e assumiu os respectivos custos?

4 - Que tipo de fiscalização ou acompanhamento foi realizado pela CML?

Requer-se ainda, nos termos regimentais aplicáveis, que nos sejam igualmente facultados:

- O projecto de intervenção para a área de expansão do Grupo Desportivo de Direito Rugby;

- O parecer vinculativo do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida para a área objecto de intervenções de arboricultura urbana.

Sem comentários: