06/03/2017

Lisboa: Os Verdes propõem o Selo Escola Amiga da Nutrição e Alimentação nas Escolas de Lisboa, o fim da desresponsabilização do Estado e da municipalização do ensino e uma Saudação ao Dia Internacional da Mulher

Amanhã, dia 7 de Março, por proposta do Partido Ecologista Os Verdes, a Assembleia Municipal vai discutir os seguintes documentos:

Uma Recomendação propondo qua a CML assuma a iniciativa de atribuição de um Selo Escola Amiga da Nutrição e Alimentação para as escolas de Lisboa, uma vez que a alimentação tem efeitos directos na saúde e no bem-estar.

As escolas, onde as crianças passam uma parte significativa do dia, são um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis, tendo, assim, a responsabilidade de fomentar uma alimentação saudável, o que deverá passar pelos conteúdos dos currículos escolares, mas também pelo próprio fornecimento de refeições equilibradas.

Uma Recomendação “Pelo fim da desresponsabilização do Estado e da municipalização do ensino”, como forma de manifestar a preocupação do PEV relativamente a esta matéria.

Para Os Verdes, a municipalização da educação pode colocar em causa a autonomia das escolas, podendo ainda comprometer a educação pública universal e, até, nalguns casos, o seu carácter democrático.

Por fim, uma Saudação ao “8 de Março - Dia Internacional da Mulher” onde saúda todas as mulheres portuguesas e em particular as trabalhadoras do Município de Lisboa.

Apesar de muitas e significativas melhorias na vida das mulheres e do reconhecimento da igualdade na lei, um pouco por todo o mundo, são vários os motivos que ainda hoje nos levam a assinalar esta data, pois persistem muitos factores de discriminação, de retrocesso e de ameaça a direitos conquistados.

Leia abaixoo texto completo das recomendações e do voto apresentados:

Recomendação 04/134 (PEV) - Selo Escola Amiga da Nutrição e Alimentação nas Escolas de Lisboa

Recomendação 03/134 (PEV) - Pelo fim da desresponsabilização do Estado e da municipalização do ensino

Voto 04/134 (PEV) – 8 de Março Dia Internacional da Mulher

Sem comentários: