02/05/2017

Saudação “Ao 43º Aniversário do 25 de Abril”


A Revolução de Abril constitui uma realização histórica ímpar do povo português. O 25 de Abril de 1974 derrubou 48 anos de regime fascista, que submeteu o povo português à miséria, ao atraso, à repressão e à guerra colonial e permitiu transformar profundamente toda a realidade nacional, viabilizando profundas transformações democráticas. Restituiu a liberdade e a democracia aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou alterações políticas, económicas, sociais, culturais e ambientais, afirmou a soberania e independência nacionais, consagrando-as na Constituição da República Portuguesa de 1976.

Este ano, comemoramos mais um aniversário de Abril e importa não esquecer os tempos dramáticos que passaram, com um sentimento de responsabilidade, de respeito, de valorização e de aprofundamento dos princípios da Revolução dos Cravos. Importa igualmente não esquecer que muito do que Abril conquistou continua ainda por concretizar e esse é o caminho que tem de ser feito por todos nós, em homenagem aos que lutaram por Abril e como compromisso para com as gerações presentes e futuras.

Comemorar o 25 de Abril é continuar a lutar pelos seus valores e ideais, com vista a um presente e a um futuro pautados pelas conquistas da Revolução dos Cravos, sendo imperioso lutar contra situações que ponham em causa os nossos direitos e a nossa qualidade de vida. É não permitir mais recuos no que se conseguiu alcançar com a Revolução dos Cravos.

Comemorar o 25 de Abril deve constituir um momento para o reforço da convergência e unidade de democratas e patriotas, dos trabalhadores e do povo português, em defesa dos seus valores.

Comemorar Abril é intensificar a luta pela consolidação de novos desenvolvimentos sociais e económicos, do reforço das funções sociais do Estado, na defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores e das suas famílias, aprofundando um caminho de defesa, reposição e conquista de direitos e rendimentos, de desenvolvimento de políticas para uma mais justa repartição da riqueza, de valorização e efectivação das conquistas que a Revolução inaugurou, invertendo os constrangimentos hoje impostos à nossa plena soberania nacional.

Comemorar Abril é cumprir Abril! É garantir direitos e condições dignas de bem-estar a todos os cidadãos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista “Os Verdes”:

1 - Saudar o 43º aniversário da Revolução dos Cravos.
2 - Manifestar o seu reconhecimento a todos os homens e mulheres que se opuseram e lutaram contra o regime fascista, que construíram o 25 de Abril e a todos e todas que continuam a lutar e a defender a concretização dos valores de Abril.
3- Remeter a presente saudação para o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Grupos Parlamentares da Assembleia da República, Associação 25 de Abril e Associação Conquistas da Revolução.


Assembleia Municipal de Lisboa, 2 de Maio de 2017
O Grupo Municipal de “Os Verdes



Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: